quinta-feira, 11 de junho de 2015

Lua no vento

Lua no vento


Mae, tenho medo
de que tes medo filho?
tenho medo da noite
da lua, da nuvagem,
e do vento que lá fora
sopra
tenho medo do dia
que há vir e nom conheço
tenho medo do demo
que joga com os meus
desejos
tenho medo do mar
que ao se enfurecer
ergue ondas enormes
que chegam con força à terra
e nom dorme
tenho medo do sol
porque pode queimar
nom deixa de quentar
e o mar nom chega
para apagar sua teima
tenho medo da escuridade
porque nela nom vejo
os olhos que despreçam
meu universo
tenho medo ao falar
porque as minhas palavras
há quem nom as compreende
nem ama
tenho medo dos nevoeiros
que embebedam o ar
e impedem ao galo no
amencer cantar
tenho medo da noite
e do seu silêncio obscuro
que ofusca meu olhar
tenho medo da chuva
que molha meu rosto
escorrega na pele
enfriando meu corpo
tenho medo das sombras
e das pantasmas
que bailham danças
na madrugada
nom tenhas medo neno
nom há nada na noite
que te poda fazer mal
nem o mar, nem nevoeiros,
nem o sol com seu quentar
nem a lua que vai no vento
todos os dias caminar

(Publicado em Elipse núm. 2, fevereiro de 2014)

Belem Grandal (Galiza)
Esta permanente aprendiz de escritora desenvolveu ao longo do tempo um vínculo muito forte e permanente com a Galiza, sua Pátria, e com a sua cultura e a expressom fundamental desta, sua lingua, como dous referentes fundamentais que determinam seu  acontecer quotidiano. Dous aspetos da mesma realidade que alimentam e nutrem a sua existência e sem os quais nom teria qualquer sentido a vida quer no âmbito individual quer no social.  Porque qualquer auto-ódio à Pátria, qualquer menospreço à cultura e qualquer despreço pola lingua nom som mais do que síntomas da baixeza moral e inteletual dum povo, da sua minoridade, da sua ignomínia, enfim, da sua falta de dignidade. Porém, malia morar longe da sua Pátria, jamais renunciará às suas origens, a sua identidade, além de levar consigo com orgulho à pertença a umha comunidade que desde há muitos séculos tem o firme convencimento de que é preciso atingirmos umha soberania e independência real para nossa naçom só através dumha mudança total deste injusto sistema que até o de agora impediu nossa libertaçom.

Sem comentários:

Enviar um comentário