(um conto de inverno)
Lembro aquele velho conto Cherokee, no qual, um avô ensinava
aos seus netos certo significado sobre a vida.
Ele dizia aos cativos: «Uma grande luta está sendo travada
neste exato instante dentro de mim. E uma luta terrível entre dois lobos. Um
dos lobos é mau – ele é medo, raiva, inveja, decepção, arrependimento,
ganância, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, complexo de
inferioridade, mentiras, orgulho, complexo de superioridade, ego.
»O outro lobo é bom – ele é alegria, paz, amor, esperança,
bondade, serenidade, humildade, benevolência, amizade, empatia, generosidade,
compaixão e fé.
Esta mesma luta está sendo travada dentro de cada um de nós
e de todas as pessoas do mundo».
Depois de refletirem uns segundos uma das crianças
perguntou: «Avô, mas que lobo vencerá?»
Ao que o velho índio respostou: «Aquele que tu alimentes».
Desgraciadamente, durante muitos decénios as nossas
sociedades alimentaram o lobo mau.
Lembro que em 2007 os gigantes mundiais das finanças viraram
em choque.
Anteriormente durante a década de 80 e 90 obrigaram a todas
as sociedades ocidentais a suprimir lentamente o Estado Providência ou Estado
do Bem Estar, enquanto as grandes multinacionais faziam seu agosto comprando a
saldo bens públicos, debilitando o poder sindical e operário, reduzindo
salários e prestações sociais...
Lembro que em 2008 quando a banca não pôde seguir vomitando
riqueza multiplicada por milhões no casino global bursátil, e depois quando o
Deus Mercado decidira atirar ao lixo da história pacotes e pacotes de ações
tóxicas... os senhores da banca acudiram aos governos, para que estes fizeram
entender às sociedades, que era necessário socializar as suas enormes perdas ou
do contrário o sistema quebraria, e todos nos encontraríamos ante um cenário de
apocalipse...
Lembro então, com bom senso, os governos representantes do
poder popular, com a conivência implícita ou explícita das sociedades (todos
devemos assumir nossas responsabilidades, em aquela altura, exceto algumas
vozes críticas, a maioria social não protestou ou manifestou discórdia),
decidiram assumir enormes défices públicos para engolir, apagar dos balanços
negativos os montes de défices privados e a falta de liquidez bancária...
Um tempo depois, mais sobrepostos do susto, esses
benevolentes senhores cujas perdas foram socializadas, começaram por atacar sem
piedade as dívidas soberanas, por serem, segundo suas palavras, insustentáveis.
Obrigando assim aos Estados a pagar-lhes cada vez mais pelos empréstimos que
estes mesmos Estados contraíam com a própria banca privada. Por sua vez a
sociedade seguia a pagar estes excessos, através da suba direta e indireta dos
impostos, assim como de recortes nos programas sociais...
Esquecidos estes senhores de que com nossos recursos,
hipotecas, casas, dias de férias, pagamos as suas loucuras, agora obrigavam de
novo a toda a sociedade a entregar-lhes, via resgates ou planos de austeridade,
as poucas empresas públicas que ainda ficavam vivas: a sanidade a educação, e
dizer o nosso presente e o futuro dos nossos filhos; ganhado pelo suor e mesmo,
as vezes sangue, dos nossos pais e avôs.
Esse patrimônio publico que nós deveríamos haver resguardado
e defendido com amor, bondade e gratitude para aqueles que nos sucederam.
Mesmo lutando bravamente em honra daqueles que nos
precederam e tantas lágrimas derramam para obter estas melhoras sociais, está
sendo entregue sem o menor pudor a grupos de poder, aliados com a partitocracia
governante, sem o menor rubor ou sentimento de culpa.
Ante tal situação de falta de futuro para nossos filhos,
milheiros de moços e moças portugueses, a geração melhor preparada do seu país,
tal vez em séculos, saíram à rua para reclamar o futuro que lhes foi roubado,
baixo o nome popular de «Geração à rasca». Poucos meses depois a mesma geração
jovem do Estado Espanhol, num movimento mais prolongado no tempo, mais
consolidado, menos espontâneo e melhor organizado, reclamava aos berros, igual
que seus amigos portugueses, em todas as línguas, culturas e identidades das
que se compõe este estado, o mesmo direito a viver, esta vez baixo o título de
«Indignados».
Uns meses depois acordamos diante da televisão, com imagens
de extrema violência, procedentes de Londres.
Enquanto a «geração à rasca» e «os indignados» são formados,
em sua gene, por grupos de estudantes universitários, com diferentes e
divergentes, formações académicas; os jovens e adolescentes londrinos, surgiram
dessa massa mais dorida da sociedade, dos locais e cantos mais escuros, dos
becos ignorados e os olhares esquecidos das chamadas «pessoas de bem».
Filhos, em sua maioria, de imigrantes de 1ª ou 2ª geração,
«os ignorados» são o fruto de decênios de capitalismo selvagem, que levou
consigo o desaparecimento dos modos de vida tradicionais, pesqueiros e
agrícolas, que quase desde o Neolítico, sustentava a maior parte das populações
do planeta. Massas de mão de obra barata que foram removidas para os subúrbios
das cidades. Ou bem transportadas como mercadoria, pelas máfias opulentas do
mercado da carne humana, desde os pólos mais pobres da terra às metrópoles mais
opulentas; enquanto as grandes companhias multinacionais ficavam com hectares
de terra produtiva para consolidar seu império alimentício. No transcurso desta
transação os migrados perdiam a independência alimentar, a identidade, a língua,
a cultura e ética milenar baseada na Terra e nas formas de vida a ela ligada
(os galegos e galegas sabemos bem deste drama migratório); tudo embrulhado num
lindo pacote comercial, como um bilhete a ser pago para embarcar no navio do
progresso.
Nesta altura do conto, estes filhos e netos da miséria, na
sua versão mais escuro, mais cheia de maldade, ódio, raiva contida...
destilavam pelas ruas de Londres aquilo que levam dentro e alimentaram, desde
quase o berço, esse lobo mau, que tanto nos assusta.
São os filhos da dor: a dor da restruturação familiar, a dor
do desemprego, a dor do menosprezo, a dor do racismo, a dor do álcool, a dor das drogas, a dor dos vídeo jogos
violentos, dos filmes violentos, do fracasso escolar. Da perda de velha ética
que seus pais trouxeram na sua viagem sem regresso desde seu mundo rural
assentado na semente da terra até este mundo «civilizado» assentado na semente
do dólar, da libra ou do euro.
Da imensa dor da deformação e de não poder-se reconhecer
como um ser realizado nasceram estes filhos da rua.
Do sofrimento que impediu a esses humanos humanizar-se,
chegaram estes gritos desgarrados acionados em revolta destrutiva: a deles e de
quanto lhes rodeia. Não puderem encontrar seu potencial ou ter possibilidades
de realizar-se: sumidos na agonia da dor que por dentro sente a dor...
E agora seguimos a aprofundar essa dor, com as mesmas
políticas de entrega do publico a capital privado que tudo transformará em
pagos, co-pagos e múltiplos benefícios tirados das escassas rendas que ainda
fiquem a outra população empregada, que tem olhado ano a ano não só como
baixavam seus salários, senão também sua capacidade de poder de compra,
inversão, ou simplesmente manutenção do antigo modelo de vida. Carregando as
custas com dividas e hipotecas que dificilmente podem assumir.
Estes cidadãos têm que assistir todos os dias ao triste
espetáculo da corrupção dos partidos e seus aliados do sector privado, que
doavam grandes quantidades de dinheiro em trocas de certas licitações a miúdo
fora da lei... Essa mesma lei que é muito contundente quando dos abaixo não
cumprem com o contrato social.
No entanto se em democracia a lei deve ser aplicada com
igual rigor a todos os cidadãos este caráter democrático, fica em entredito
quando se trata de fazer recair o mesmo peso da lei sobre os malandros das
finanças que tanto terrível dano têm causado as nossas sociedades.
Em estes casos os malandros das finanças nem são detidos,
nem sequer punidos, por jogar toda nossa riqueza acumulada em gerações: desde
nossos aforros, a nossas pensões, as nossas hipotecas e casas, a nossa
capacidade para comprar comida, roupa, calçado, ir de férias, a perda da nossa
sanidade gratuita e a perda via privatizações do nosso património social:
sectores da sanidade a ser privatizados, da educação, dos concelhos... Em fim
punidos esses senhores das altas finanças por hipotecar nosso presente e o
futuro dos nossos filhos.
Por esta gigantesca violência gerada pelos altos responsáveis
financeiros, e pelos jogadores do casino global, contra toda a sociedade, os
nossos democráticos líderes não tem nada a dizer, nada a fazer. Além de
lamentar-se pelo mal que está a reagir o Deus Mercado. A cima de tudo agora no
Estado Espanhol estamos a assistir a tentativa de aprovação duma nova lei que
vai limitar o direito democrático a greve e a manifestar-se, para que assim os
senhores da partitocracia e seus aliados novos senhores feudais das finanças
sejam protegidos da violência verbal e física, ou a simples moléstia sonora de
escutar de perto os protestos dos espoliados da rua... Esse mesmo Estado
Espanhol com 6 milhões de parados, 2 milhões de exilados econômicos e 1 milhão
de meninhos mal nutridos... onde a toda hora os telejornais asseguram estarmos
a viver no melhor dos mundos possíveis...
Assim as cousas, e enquanto os banqueiros não assumam suas
grandes perdas e as perdas geradas a sociedade, o lobo mau seguirá a ganhar a
guerra global, e a escuridão seguirá vigorar por todo o Ocidente, alastrando
com ela a toda nossa sociedade.
Tempos escuros se avezinham e os corrompidos em ação,
pensamento e alma, seguem comandando e organizando nossas vidas. É tempo pois
da sociedade acordar e reclamar um acordo global, entre todos os povos, todas
as línguas, todas as raças.
Um governo global, uma moeda global, uma ordem nova, onde
todas as cores e todas as culturas estejam representadas. Pode não gostar mas
essa é a única solução possível.
Algum dia, gostem ou não os senhores escuros, ela chegará...
ainda que só seja pelo cansaço global provocado por tanta guerra, ódio,
crueldade e violência gratuita... mas ate então quanto sofrimento estamos ainda
dispostos a padecer?
... Esta visão pode parecer utópica, mas é melhor que o caos
que se avezinha ou as guerras pelo controlo do mundo.
É membro numerário da Academia Galega da Língua Portuguesa. Tem quatro livros publicados, dois livros coletivos. Participou em várias revistas como Agália, Outras Vozes ou Identidades e em jornais digitais como o Portal galego da língua ou Mundo Galiza. Pertence ao Clube dos Poetas Vivos de Galiza.
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