sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Pero eu dixe, mia senhor

Pero eu dixe, mia senhor

B 408, V 19
LP 9, 8

Pero eu dixe, mia senhor,
que nom atendia per rem
de vós bem, polo grand'amor
que vos sempr'ouvi, al m'end'avem;
u vej'est', ar cuido no al
per que sempr'ouvi por vós mal:
per esso me fezestes bem
sempre levar assaz d'afam
por vós, mia senhor, e por én,
pos outro bem de vós, de pram,
nom ouve, senhor, a meu sén,
sequer por quanto vos servi,
d'aqueste bem cuid'eu de mi
que nom me tolhades vos én
nada, senhor, mentr'e eu viver,
e se vos conveer qu'alguem
dissesse com'eu já perder
tal bem nom posso, que me vem
de vós, terredes, [eu] bem sei,
que nom devia, poi-lo ei
por vós, a tee-l'em desdem.

Afonso Sanches de Portugal.Nobre trovador, filho bastardo e predileto de Dinis I de Portugal, e pretendente ao trono portugués.
(Públicado em Elipse núm. 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário